quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COMO AUMENTAR O TAMANHO DA SUA PANTURRILHA?



TREINANDO A PANTURRILHA


A panturrilha é um músculo situado na região posterior da perna, que vai desde a parte posterior-inferior do joelho até a articulação do tornozelo. È um músculo muito ingrato para muitos indivíduos que cultuam o corpo, pois dependendo do seu genótipo (carga genética) este músculo pode ser bem desenvolvido ou não, isso varia de pessoa para pessoa. Porém quase todos adeptos da musculação treinam arduamente em busca de uma panturrilha bem desenvolvida, a maioria dos homens no intuito de esconder das pernas finas, e as mulheres para terem uma panturrilha bem torneada na hora em que usam salto alto.
Porém, a maioria das pessoas não conhece as verdadeiras funções da panturrilha. Entre elas podemos citar sua importante função como bomba muscular do retorno venoso (segundo coração), ou seja, é graças a este conjunto de músculos que o sangue ganha uma maior pressão para retornar ao coração. Pessoas com deficiências de retorno venoso são orientadas pelos médicos a praticar atividades físicas, principalmente exercícios que estimulem a panturrilha, assim como todo o complexo de membros inferiores, como é o caso da caminhada para melhorar a circulação sanguínea, isto porque a panturrilha tem atuação importantíssima na marcha, desde o momento de contato do pé com o solo até o momento de impulsão da perna de trás para frente, movimento conhecido como flexão plantar.
COMO OCORRE O AUMENTO DA MUSCULATURA
Um aumento na tensão muscular (força) proporciona o estímulo primário para dar início ao crescimento do músculo esquelético (hipertrofia) pelo treinamento com exercícios. O estresse mecânico imposto aos componentes do sistema muscular induz as proteínas sinalizadoras a ativarem os genes que estimulam a síntese protéica. A síntese acelerada das proteínas que produz aumentos no tamanho dos músculos durante o treinamento de resistência, reflete a adaptação biológica fundamental a uma maior carga de trabalho, independente do sexo e da idade.

PARA OTIMIZAR OS RESULTADOS DA HIPERTROFIA MUSCULAR
Na pratica, quando treinamos para atingir um objetivo que almejamos, nos baseamos em alguns referenciais teóricos para otimizar a nossa performance. Veja a seguir alguns dos principais princípios que devem ser levados em consideração na hora de preparar seu programa de treinamento em buscar de um melhor resultado.
1- Princípio da sobrecarga
2- Princípio da freqüência
3- Princípio de transferência – Os fatores (força, resistência)
4- Princípio de estimulação voluntária
5- Princípio de especificidade
6- Princípio da estimulação voluntária
7- Princípio de Progressão
8- Princípio de treinamento excessivo
9- P rincípio Motivacional
10- Individuabilidade biológica
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
WILMORE, Jack H; Costill, David L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. São Paulo. Manole, 2001.
MCARDLE, William D. et al. Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5. ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2001.
UCHIDA, M.C. et al. Manual de musculação: uma abordagem teórica-prática do treinamento de força. 2. ed. – São Paulo: Phorte 2004.

Nenhum comentário: